Competi o do Sopro M gico
Objetivo:
Observar através da experiência a mudança de coloração conforme o sopro. A competição em si tem o objetivo de fazer a solução voltar a ficar incolor.
Fundamentos Teóricos:
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. A fenolftaleína é um indicador de acidez. Quando ela está na solução líquida com o bicarbonato de sódio, ela fica rosa e indica que a solução é básica (ou alcalina).
A fenolftaleína muda de cor quando a gente muda o pH de uma solução, ou seja, muda o grau de acidez da mistura. Ao soltar ar dos pulmões, também soltamos gás carbônico, que reage com a água e forma ácido carbônico. Aos poucos, a fenolftaleína fica transparente e indica que a solução vai ficando ácida.
Uma das questões mais interessante na química são as mudanças de cores. No experimento proposto é um procedimento muito utilizado na volumetria de neutralização. Aqui os gases que exalamos durante a respiração é usado para mudar a cor da solução básica de fenolftaleína, ou seja o dióxido de carbono (CO2) produzido no nosso organismo por reação entre o oxigénio inspirado e a glucose. Ao entrar em contato com a solução de hidróxido de cálcio (conhecida também com água de cal) o dióxido de carbono reage da seguinte forma:
CO2(g) + Ca(OH)2(aq) ------> CaCO3(s) + H20(l) Inicialmente, o dióxido de carbono, que é um gás incolor ligeiramente solúvel em água, torna a cor da solução ligeiramente rosea, com uma leve turvação. Com a continuação do sopro a solução muda completamente de cor; ela torna-se incolor. Daí o sopro mágico.
Materiais e Reagentes: (com opção de Material Alternativo)
3 Copos de vidro ou de béquer de 250 mL;
2 Copos de vidro ou erlenmeyer de 250 mL;
2 Canudos ou pipeta graduada;