Compentencias emocionais
As Competências Emocionais se tornaram grande aliada em questão de gestão pessoal para qualquer empresa.Esta nova realidade organizacional acarreta também mudanças nas condutas de comportamento dos indivíduos que as compõem, tendo que saber adaptar-se quer aos novos condicionalismos organizacionais a que somos sujeitos, quer aos indivíduos que compõem o tecido social atual. Ela torna-se um conjunto de apitidões utilizados no conhecimento de processamento das informações relacionadas as emoções, sendo a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de uma outra pessoa de forma organziada.
Grandes centros militares são exemplo da aplicação dessas modalidades, e desempenham função e empregam emocionalmente para o desempenho de tais funções no âmbito militar no seu dia a dia. Podemos dizer que possuimos duas mentes, consequentemente dois tipos diferentes de inteligência a racional e emocional. Nossa perfomance na vida é determinada não apenas pelo QI, mas também e principalmente pela Inteligência Emocional. O intelecto não pode dar o melhor de si sem esse tipo de inteligência, ambos são importantes trabalhando de forma conjunta na vida mental de um indivíduo.
Quando esses parceiros interagem bem, aumenta-se a capacidade intelectual. Qualquer organização seja uma escola, uma empresa, por ser um organismo vivo, é feita de pessoas, sendo que cada pessoa agrega valores, crenças, sentimentos e principalmente diferenças. A organização do século XXI é formada por equipes e res de esquipes.
As mais modernas e mais preparadas para esse novo cenário valorizam seus recursos humanos, e lhes dão oportunidades para que possam trabalhar o conhecimento e desenvolvimento para empresa, desde que o profissional designado há aplicar