Compensadora
ENGENHARIA ELETRICA - 9° SEMESTRE
LISTA DE EXERCÍCIOS – AUTOMAÇÃO CONTROLE E SERVOMECANISMO
JEFFERSON DOS SANTOS JESUS RA 2008327
Rio Claro
Abril de 2014
01 - A evolução tecnológica tem vindo a permitir a implementação de novos - sistemas de automação que acompanham as novas concepções das linhas de produção. Podemos distinguir genericamente os seguintes 03 tipos de automação. Descreva cada um eles. E aponte as vantagens/desvantagens de cada um deles.
Automação fixa;
Este tipo de automação é caracterizado pela rigidez da configuração do equipamento As operações a realizar são em geral simples não é possível alterá-la posteriormente sem realizar um novo projeto. Este tipo de automação justifica-se do ponto de vista econômico quando se pretende realizar uma elevada produção. Como exemplos de sistemas deste tipo, podemos citar as primeiras linhas de montagem.
• Investimentos iniciais elevados em equipamentos específicos;
• Elevadas taxas de produção;
• Impossibilidade em geral de prever alterações nos produtos
Automação programada;
Para cada novo produto terá que ser realizado um novo programa, controlada por um programa. Neste caso, o equipamento é montado com a capacidade de se ajustar a alterações da sequencia de produção quando se pretende alterar o produto final.
• Elevado investimento em equipamento genérico,
• Taxas de produção inferiores à automação fixa,
• Flexibilidade para alterações na configuração da produção,
• Bastante apropriada para produção por lotes
Automação flexível.
É uma extensão da automação programável. Um sistema flexível de produção é capaz de produzir uma determinada variedade de produtos sem perda significativa de tempo de produção para ajustamentos entre tipos diferentes. Assim, o sistema pode produzir várias combinações de produtos sem necessidade de organizá-los em lotes separados.
Elevados investimentos no sistema global;
Produção contínua de