Compatibilização de projetos
A compatibilização de projetos é uma forma de analisar os diversos projetos, procurando solucionar interferências que não devem ser resolvidas durante a execução da obra. Ela permite a integração das soluções adotadas para os diversos subsistemas. A compatibilização dos projetos de um edifício tem por função principal a integração das soluções adotadas nos projetos de arquitetura, estrutura, instalações prediais, vedações, esquadrias, impermeabilização, contrapiso etc., assim como nas especificações técnicas para a execução de cada subsistema.
A compatibilização de projetos é a atividade que compreende gerenciar e integrar os projetos correlatos, visando o perfeito ajuste entre os mesmos e conduzindo para a obtenção dos padrões de qualidade total de determinada obra (SINDUSCON PR, 1995 apud MIKALDO, 2006). Compatibilizar projetos é verificar se os componentes dos sistemas ocupam espaços não conflitantes entre si e, além disso, garantir que os dados compartilhados tenham consistência e confiabilidade até o final do projeto (GRAZIANO,2003).
Solução de conflitos ainda na fase de elaboração do projeto evita problemas no canteiro de obras e reduz de 5% a 8% os custos da construção
A compatibilização é uma tarefa multidisciplinar que envolve, além do arquiteto, os diversos projetistas responsáveis pelos projetos de engenharia necessários a uma edificação. Tem por objetivo fazer a interface entre as várias disciplinas e resolver com sucesso os problemas históricos provocados pela fragmentação dos projetos do setor construtivo. “Com esse trabalho é possível reduzir e até eliminar os problemas que surgem no canteiro de obras, como interferências físicas e perda de funcionalidade, que geram retrabalho, aumentam os custos e provocam atrasos”, afirma a arquiteta e urbanista Patrizia Chippari, sócia e diretora do escritório Espaço Livre Arquitetura.
VANTAGENS DA COMPATIBILIZAÇÃO
O grande benefício da compatibilização é que essas interferências físicas são