Compatibilidade sanguínea
O teste de compatibilidade sanguínea serve para mostrar se há semelhanças entre o sangue entre duas pessoas.
O teste é feito retirando uma pequena amostra de sangue dos indivíduos e levando para análise para verificar o tipo de sangue (A, B, AB, O) e o fator RH (+ ou -) e depois será misturado um pouco dos dois sangues para ver como reagem se há alguma alteração ou se permanecem iguais. É fundamental realizar o teste de compatibilidade sanguínea antes de uma transfusão de sangue e de uma possível doação de órgãos.
A incompatibilidade sanguínea ocorre quando os dois sangues não se misturam causando uma reação, nesse caso um indivíduo não pode fazer qualquer doação de sangue ou órgãos ao outro indivíduo.
O que é soroconversão?
A soroconversão é o momento em que uma pessoa soropositiva tem anticorpos suficientes do vírus HIV no seu sistema de forma que um teste de rastreio será capaz de detectá-lo. Esse momento é importante na obtenção de diagnósticos de infecção por HIV.
Após a primeira infecção com HIV, o sistema imunológico começará a reagir às infecções produzindo anticorpos para o antígeno (vírus). Infelizmente, são precisamente as células do sistema imunológico o alvo do HIV. Assim que um número suficiente de anticorpos para o HIV se desenvolver dentro do sistema de uma pessoa e aparecer em um teste de triagem, é dito que o indivíduo tem a soroconversão.
A maioria das pessoas desenvolve um nível significativo de anticorpos para o diagnóstico do HIV dentro de um mês após a infecção. No entanto, esse processo pode levar, às vezes, até 6 meses. Testes de sangue e fluidos orais são mais comumente usados para rastrear a presença de anticorpos anti-HIV. Outros testes, que rastreiam o código genético (RNA) diretamente no vírus não estão diretamente vinculados a soroconversão e podem detectar infecções antes que elas ocorram.
Retrovigilância
Parte da hemovigilância que trata da investigação retrospectiva relacionada à