medúla óssea
TRABALHO DE CIÊNCIA
MEDULA ÓSSEA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: São Luís Guanella
ALUNO: Eduardo André Soares
TURMA: 7º ano E TURNO: Tarde
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR: Miriam
DATA: 22/08/2013
MEDULA ÓSSEA
ROTEIRO DO TRABALHO
1. O que é a medula óssea? A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso (esponjoso/mole) que preenche a cavidade interna de vários ossos, sendo conhecido popularmente como “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes fundamentais do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Ela mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas fundamentais para a saúde do corpo.
2. Porque a medula óssea é importante? A medula óssea é importante, pois produz os principais componentes do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o nosso organismo, os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defende combatendo infecções são responsáveis pela limpeza do organismo, destruindo células mortas e restos de tecidos e as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue. A medula óssea é uma peça chave na produção de células sanguíneas e do sistema imunológico.
3. Quem precisa de um transplante de medula?(tipo de medula) É preciso um transplante de medula óssea em doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave,Mielodisplasias e em alguns tipos de Leucemia, como a Leucemia Mielóide Aguda,Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda,Síndrome Mielodisplástica, Aplasia medular,imunodeficiências congênitas,primárias ou secundárias,Tumores na medula.No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.
4. Como é a doação?
Existem duas formas de doar a medula óssea:
* Punção direta da medula óssea: