Medula ossea
Curso de Administração e Ciências Contábeis
DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Bruna Gabriela Campos
Bruna Lima da Paixão Bernardes
Érica de Almeida
Maria Celeste Silva
São José dos Campos – São Paulo
2010
Introdução
A medula óssea é o local onde se produz o sangue. É conhecida, popularmente, como tutano do osso. Quando afetada pela leucemia, essa função fica prejudicada. Nesses casos, é necessário um transplante, onde é feita a substituição da medula doente por uma saudável, para que o organismo volte a produzir novas células.
Como a possibilidade de encontrar um doador compatível na família é de apenas 25%, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), verifica a compatibilidade sanguínea desses doadores com pacientes que necessitam de transplantes.
Para se cadastrar como doador de medula óssea basta ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa, portar um documento de identidade com foto e não ser usuário de drogas.
O transplante é a esperança de cura para centenas de brasileiros portadores de doenças do sangue e a doação não causa qualquer comprometimento à saúde do doador.
O objetivo deste trabalho é criar doadores permanentes e disponibilizar doadores para o Banco Mundial de Medula Óssea, por meio de ações de conscientização dos alunos, para que possa repassar a familiares e amigos sobre a importância da doação, esclarecimento de dúvidas e convencimento de que além de um ato de abnegação, a doação de sangue é um ato de cidadania. Além disso, queremos mostrar a relevância da doação de medula óssea e a simplicidade do procedimento, fortalecendo os bancos de medula e aumentando a chance de salvar vidas.
O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso encontrado o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os