Case Restaurante Fellini
A visão da empresa é como ela imagina estar no futuro. Não adianta pensar em resolver os problemas atuais sem ter um foco no futuro, pois corre-se o risco de viver apagando incêndio. A imagem do futuro deve ser divulgada e compartilhada por todos na empresa. Nesse sentido área de recursos humanos terá um papel fundamental. Lobato (2006, p.40) argumenta que: “Ao definir a sua visão, a organização deve fazer as seguintes reflexões: como queremos ser reconhecidos no futuro? Que desafios se apresenta aos nossos colaboradores? O que queremos ouvir de nossos stakeholders? Onde estaremos atuando com nossos clientes? Quais as principais oportunidades que podem surgir?”
Foi justamente pensando nessas questões que Celso e sua equipe definiram a Visão da empresa. Eles levaram em consideração os dados levantados na análise que fizeram do ambiente externo e interno e perceberam que havia oportunidades que não estavam sendo exploradas tanto por eles quanto por seus concorrentes. Assim eles chegaram a seguinte visão:
“Ser a líder de mercado no segmento de entretenimento, lazer e recursos educacionais baseados em vídeos. Através dos recursos disponibilizados aos seus clientes que reconhecem a empresa como sinônimo de qualidade e bom atendimento.”
Superior de Tecnologia em Ge
A Missão
Na maioria das vezes se perguntarmos a um empresário qual é o objetivo de seu negócio ele dirá – obter lucro. Porém essa é uma perspectiva equivocada, pois o lucro é a conseqüência, ou seja, quando a empresa consegue atingir o seu objetivo a conseqüência será obter lucro, crescer e permanecer no mercado. Mas essas conseqüências não podem ser a única motivação para a existência de um negócio. E com certeza Celso sabia disso, caso contrário já teria fechado o seu negócio, pois há muito o seu lucro estava comprometido. Lobato (2006, p.41) estabelece alguns pontos sobre os quais é necessário refletir ao estabelecer a missão: “Qual o negócio da sua organização? Quem é seu cliente?