AULA DE INCOMPATIBILIDADE
Introdução:
Realizado coleta sanguínea de diferentes fontes , para realizar teste com reagentes para verificação de fator Rh e tipo de sangue (A,B,AB ou O), e realizadas processo com segues diferentes do inicio para realização do teste de compatibilidade sanguínea.
Objetivos:
Demonstrar o aluno como se realizar os testes para obter conhecimentos e saber realizar quando necessário na área de atuação.
Material Utilizado:
Material utilizado foi cinco tubos de ensaio, ponteiras de pipetas e pipetas, reagentes químicos, soro fisiológico, utilizado béquer com água,laminas de microscópios .
Metodologia:
Procedimento, pipetar em duas pipetadas de dez microlitros de sangue, e em cada tudo de ensaio pipetar apenas duas gotas da amostra, adicionar uma gota do reagente Anti-A em uma das gotas no tudo de ensaio,e Anti-B na outra parte ddo tubo onde esta a outra amostra de sangue ,e uma gota do reagente nti-D sobre a amostra unica, com o tubo de ensaio para de homogeneização para promover a mistura das substancias , procedimento de homogeinização a mão por dois minutos , movimento da lamina de forma circular, de modo que o experimento não caia, e promova a constante da reação por completo. A variação dos tipos sanguineos e definição recebem a denominação por letras, A,B,AB e O, nos quais,dependem também de outra característica para a definição, que e o fator Rh, que pode ser negativo ou positivo.
O procedimento feito no laboratório foi possível identificar três tipos sanguíneos,( A) positivo, (B) positivo e (O) positivo, no processo de identificação do tipo sanguineo ( A) ,ocorreu a seguinte reação,com a adição do reagente Anti-A não houve a formação de grumos, indicando que o fator sanguineo não era ( A),e na outra porção da amostra presente na mesma lamina foi gotejado o reagente Anti-B , no qual não houve reação, demonstrando que as hemacias do sangue não possuem antigeno(B) , apontando que o sangue