Compare as Respostas
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a mineração e a formação dos arraias ao longo do tempo no estado de Goiás.
Como ele iniciou-se, a passado dos bandeirantes pelo estado e o que isso resultou, e também na aparição de comunidades denominadas arraias.
Mineração em Goiás, formação de arraias.
No século XVIII,com o movimento das Bandeira, a região do interior do Brasil passou a ser ocupada pelos bandeirantes, estes que tinham como principal objetivo a procura de indígenas para a escravização e a busca por riquezas minerais.
Por volta de 1960 os Bandeirantes acharam ouro na região de Minas Gerais, logo depois começaram a explorar ouro, no ano de 1719, no povoado de Cuiabá.
Em 1682 o bandeirante e também sertanista Bartolomeu Bueno organizou uma Bandeira rumo amo sertão brasileiro, com seu filho de 12 anos de idade chegou ao interior do Brasil.
Com a morte de Bartolomeu, seu filho tentou refazer a expedição do seu pai cerca de 40 anos depois, em 1722, no qual ficou conhecida como O Anhanguera. Nessa expedição ele conseguiu explorar e encontrar ouro nas margens do Rio Vermelho, isso 3 anos após em 1725. Depois de ter explorado riquezas minerais , ele fundou primeiro o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant’Anna. O Arraial de Sant’Anna com sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, virou Vila e logo em seguida no começo de 1750 foi nomeado com o nome de Vila Boa de Goiás.
1749, Goiás ainda não existia, pertencia á capitania de São Paulo, a partir dessa data que surgiu a capitania de Goiás. Foi ai então que começou a surgir os principais povoado e arraias, no momento de mineração.
A exploração do ouro foi diminuindo por volta do ano de 1770, isso resultou no abandono de muitos povoados goianos.
Por volta de 1818,