Compare as respostas
Prof. Denise Costa Dias 2012 Paciente/ Cliente/ Usuário/ Pessoa integrada
A figura central nos serviços de atenção à saúde é o paciente. O termo paciente, que deriva do latim, significa “sofrer”, tradicionalmente vem sendo utilizado para descrever aqueles que necessitam de cuidados. Geralmente, a conotação associada à palavra é de alguém dependente de alguma coisa, ou de uma pessoa que pacientemente suporta a dor, o desconforto, etc. Por essa razão, muitos profissionais evitam o uso do termo e o substituem por cliente, ou usuário.
A pessoa que busca atenção para um problema ou vários problemas de saúde é um indivíduo, membro de uma família, de uma comunidade. Dependendo do problema, circunstâncias associadas e experiências anteriores, as necessidades do paciente irão variar. Uma importante função do enfermeiro é identificar as necessidade de cuidado e implementar medidas apropriadas.
Humanização x Desumanização
Desumanização- Em virtude do acelerado processo técnico e científico no contexto da saúde, a dignidade da pessoa humana, com freqüência, parece ser relegada a um segundo plano. A doença, muitas vezes, passou a ser o objeto do saber reconhecido cientificamente.
Humanização- tratamento e cuidado digno, solidário e acolhedor por parte dos profissionais da saúde ao seu principal objeto de trabalho – o doente/ser fragilizado
As necessidades Básicas de uma pessoa
Certas necessidades são básicas para todos os seres humanos e requerem sua imediata satisfação.
Maslow dispõe as necessidades humanas em um ranking. As necessidades de níveis inferiores sempre permanecem. Mas a ascensão da pessoa para níveis mais elevados indica que ela está se movendo em direção à sua saúde e bem-estar psicológico.
Comente 10 das necessidades humanas básicas de uma pessoa:
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________