comparação governo lula e fhc
Sem dinheiro para investir nas estatais, a solução foi à privatização, principalmente dos setores de telecomunicações e de mineração, com a promessa de reduzir o endividamento crescente com o dinheiro obtido.
Infelizmente a corrupção nos bastidores das transações mascarou a boa ideia das privatizações. Os resultados benéficos do processo, no entanto, seriam sentidos nos anos seguintes com o crescimento exponencial de tais empresas e o consequente aumento da arrecadação de impostos e de empregos proporcionados pela rápida expansão desses setores, assim como o aumento significativo de investimentos da iniciativa privada.
Uma importante iniciativa do Governo FHC para organizar a economia brasileira foi a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como parte das negociações com os prefeitos e governadores para a aprovação da lei, foram repassados para o Governo Federal R$ 275 bilhões de dívidas dos estados e municípios para o Governo Federal.
Outra importante medida saneadora do Governo FHC foi a recuperação dos bancos federais, que entraram em crise com o fim da inflação, além da implantação do impopular PROER (que evitou uma crise sistêmica e ajudou o Brasil a passar ileso pela crise mundial de 2008), a quebra do monopólio da Petrobrás e a abertura de seu capital, medidas que possibilitaram a triplicação da produção de petróleo do país em dez anos.
Para ilustrar, elencamos alguns feitos do governo FHC frente às políticas públicas setoriais. Na área da Educação, o governo FHC lançou o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamenta) que destina recursos ao ensino fundamental. Outra medida importante do governo FHC foi a instituição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Na saúde, o governo