Comparação entre A Moratória, Os ossos do Barão e Lição de amor.
Faculdade de Educação
Política e Organização da Educação Básica no Brasil – EDA-0461
Professor Afrânio Mendes Catani
Fichamento:
ANDRADE, Jorge. “A moratória”. In: ____. Marta, a árvore e o relógio. São Paulo: Perspectiva, 1970, p. 119- 187.
ANDRADE, Jorge. “Os ossos do barão”. In: ____. Marta, a árvore e o relógio. São Paulo: Perspectiva, 1970, p. 395- 453.
Filme: Lição de amor. Direção: Eduardo Escorel, 1975, 80 min.
Aluna: Thaís Fucilli Chassot, nº USP 2910902 A peça “A moratória” trata de uma família de produtores de café em decadência. Eles, endividados, perdem sua propriedade e vão morar em uma cidade prquena, aguardando a moratória com esperança de recuperar a fazenda.
Os personagens principais do texto são: o fazendeiro conservador Joaquim (“seu” Quim); sua esposa Helena, que se torna muito religiosa e faz o que pode para manter a família unida frente aos problemas; Lucília, a filha trabalhadora e responsável, que tenta ajudar a família; Marcelo, o filho irresponsável que só quer se divertir; Olímpio, noivo de Lucília; e Elvira, irmã de Joaquim, que guarda rancores dele, mas ajuda a família com alguns mantimentos.
A história se passa no início dos anos 30, na queda do sistema oligárquico, Joaquim vende café a prazo em meio à crise, aumentando suas dívidas. Existia a possibilidade da compra da fazenda por Elvira, mas ela não o ajuda. A família perde a fazenda e se institui um clima de tensão entre os familiares.
A impressão que temos é que Elvira não ajudou o irmão por se sentir preterida na divisão da herança, e que a ajuda que oferece à família depois (enviando produtos como café e leite) é quase uma provocação pela situação que o irmão deixou a fazenda chegar.
Lucília ajuda como costureira, atividade que seu pai não aprova por valores antigos ligados a ideia de servir e a ideia de depender de uma mulher, eventualmente ela passa a sustentar a família com essa atividade, enquanto seu irmão se afunda cada vez