Comparação Atenas e Esparta, e relação da Guerra de Peloponeso
Esparta era governada por dois reis que concentravam os poderes militar, religioso e judiciário; já Atenas passou por transformações politicas passando da aristocracia para a democracia, essa forma de governa “igualava” de certa forma o direito dos cidadãos mais enriquecidos aos mais pobres na escolha do governo.
Nem todos eram considerados cidadãos em Atenas e Esparta , em Esparta apenas espartanos ou espartatas , descendente de dórios eram os únicos a ter direito a cidadania. Em Atenas a maior parte da população não era considerada cidadã, mulheres, escravos, ex-escravos e estrangeiros não tinha direito de participar da democracia ateniense.
A guerra de Peloponeso envolvendo Esparta e Tenas teve uma grande interferência com o fim do império grego, após vencer os atenienses , Esparta saiu muito enfraquecida da guerra perdendo um grande poderio militar, ficando vulnerável a qualquer ataque e isso acontece, Tebas declara e vence a guerra contra Esparta, se transformando na pólis mais influente da Grécia.
Com os tebanos no “poder”, as cidades-Estado entraram em crise após tantos anos de guerras, que mergulharam a Grécia numa crise, e tornando o país numa presa fácil para povos conquistadores. Estes vieram de onde menos se esperava, da Macedônia