Comparação arquitetura CISC e RISC
CISC e RISC
Arquitetura de microprocessadores
Arquitetura de processadores é a visão do programador do processador. É definido pelo jogo de instruções e operandos locais (registradores e memória). Descreve o processador que foi usado em um computador.
Arquiteturas CISC e RISC
CISC: usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
RISC: usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas. Vantagens CISC
Já
possui muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina.
Reduz
o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.
Desvantagens CISC
Impossibilidade
de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance.
O
código equivalente às instruções compostas do CISC pode ser escrito nos RISC’s da forma desejada, usando um conjunto de instruções simples, da maneira que mais se adequar.
Vantagens RISC
Chips
baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos.
Por
terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar com clocks mais altos. Um processador RISC é capaz de executar instruções muito mais rapidamente.
Desvantagens RISC
Os
processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples.
Requer
sistema de memória rápida para alimentar suas instruções. Tipicamente sistemas baseados nesta arquitetura costumam apresentar grande quantidade de memória cache interna.
Processadores híbridos
Há também a existência de processadores híbridos, que são essencialmente processadores CISC, porém que possuem internamente núcleos RISC. Assim, a parte
CISC do processador pode cuidar das instruções mais complexas, enquanto