Comparaçã
Estudar a evolução e a origem das cidades, de modo a reconstituir o processo de formação e as etapas da urbanização bem como as mudanças morfológicas e sociais destas, permite compreender o passado e reafirmar a memória da sociedade.
A formação das cidades brasileiras pelos portugueses durante o período colonial apresentam características próprias tanto por suas localizações quanto por seu desenho e construção. Realizar estudos sobre a história e as etapas do desenvolvimento das cidades é uma ferramenta importante para reconhecer melhor as possibilidades de diferentes possibilidades de planejamento urbano das diversas cidades do Brasil. Dois historiadores abordaram acerca do papel das cidades na formação do Brasil, Darcy Ribeiro e Sérgio Buarque de Holanda.
Segundo Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, os espanhóis imprimiram na sua colonização na América uma rigorosa normatização através das leis do reino de Castela, cujos exemplos estão nas inúmeras normas determinadas pelas Leys de las Índias Occidentales (MIRANDA, 2008). Além disso, para esse historiador, a severidade do traço urbano proposto era baseada num conjunto de normas racionalistas cujo principal elemento na configuração do desenho urbanístico consiste nas linhas retas e o xadrez.
Para Darcy Ribeiro a formação da civilização das cidades do país baseia-se em instituições que influenciaram de forma direta no desenvolvimento socioeconômico do país. Afirma que a urbanização caótica em vigência no Brasil é resultante da produção da sociedade desde a chegada dos europeus ocidentais até a vinda dos imigrantes europeus expulsos.
Assim, o presente texto tem por finalidade elaborar uma comparação entre as visões destes dois historiadores acerca do papel das cidades na formação do Brasil
2. As visões de Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro acerca do papel das cidades na formação do Brasil
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros em 26 de outubro de 1922 e morreu em