comparativos arquitetos
Pier Luigi Nervi, Santiago Calatrava, Oscar Niemeyer
Analise e Comparação de Obras importantes
Este trabalho é resultado de Analises e comparações sobre os trabalhos dos arquitetos Luigi Pier Nervi,
Santiago Calatrava,
Oscar Niemeyer.
1. Pier Luigi Nervi
Arquiteto e Engenheiro Italiano, Pier Luigi Nervi nasceu em 1891, na cidade de Sondrio, Itália. Estudou engenharia civil na Universidade de Bolonha onde se formou em 1913. Após ter trabalhado para a Sociedade de Construção Cimentissia (SCC), foi para Roma para começar a trabalhar como sócio de Nebiosi (1923 a 1932), tendo montado mais tarde uma empresa de construção, onde foi titular juntamente com o Engenheiro Giovani Bartoli.
Manteve-se na empresa até 1960, data em que abriu o Studio Nervi junto com os seus três filhos. Nervi acompanhou a sua prática profissional juntamente com um trabalho de pesquisa e formação teórica baseados em artigos, livros, ensaios e numa ação pedagógica como responsável de uma cadeira associada as técnicas e tecnologias de construção.
Lecionou entre meados dos anos 40 ate o inicio dos anos 60. A sua atividade como docente e a sua investigação teórica possibilitaram-lhe por em pratica todas as teorias sobre as capacidades estruturais do novo material em fase de formação – betão armado. Nervi acreditava que a arquitetura e a engenharia faziam parte de um todo, ou seja, que o ato de projetar e o ato de construir são um só e que era possível obter formas harmônicas e expressivas obedecendo às leis naturais da física.
Ao contrario dos arquitetos do Movimento Moderno, pensava que a estrutura poderia ser o edifício em si mesmo, e queria construir mais do que um ato racional, podia ser um ato criativo. Nervi teve um papel importante no desenvolvimento da arquitetura moderna, pois a qualidade técnica e expressiva, que foi em toda sua vida uma preocupação e um aspecto presente em suas obras, fez com que na década de