trabalho sobre fonte
Uma fonte de alimentação é um equipamento indispensável na eletrônica durante a elaboração de projetos, precisamos alimentar o nosso circuito para que ele funcione. Embora muitas vezes não percebamos, as fontes estão em quase todos os equipamentos eletrônicos. Os modelos que mais frequentemente nos deparamos no cotidiano são os recarregadores de celular e os famosos eliminadores de bateria.
Agora irei listar os principais componentes de uma fonte e suas funçôes: TRANSFORMADOR
Baseia-se em duas propriedades dos indutores: de criar um campo magnético através de uma corrente elétrica e na capacidade de, sob o efeito de um campo magnético variável, gerar uma corrente elétrica. Alimentando um indutor com uma tensão alternada e posicionando um segundo indutor próximo a este, podemos criar uma corrente elétrica nesse segundo indutor. É essencial que o primeiro indutor seja alimentado com uma tensão alternada, pois só assim esse fenômeno acontecerá.
No transformador, há um núcleo de ferro que une os núcleos dos dois indutores. Esse núcleo é responsável por concentrar o campo magnético no centro dos indutores, possibilitando a máxima transferência de energia. O indutor onde ocorre a entrada da energia é chamado de primário, enquanto que o segundo indutor é chamado de secundário. A tensão transferida do primário para o secundário depende da relação entre o número de espiras entre os dois indutores. Reduzindo o número de espiras no secundário, a tensão sobre ele também será menor. capacitor Componente eletrônico, constituído por duas placas condutoras, separadas por um material isolante. Ao ligar uma bateria com um capacitor descarregado, haverá uma distribuição de cargas e após um certo tempo as tensões na bateria e no capacitor serão as mesmas. E deixa de circular corrente elétrica. Se o capacitor for desconectado da bateria, as cargas elétricas acumuladas permanecem no capacitor e, portanto é mantida a diferença de potencial no