Comparativo 1
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SERVIÇO II
Professor: ANDRÉ REZENDE PETTERSON
Exercício:
Para enfatizar a importância do Controle Estatístico de Processos – CEP, considere a seguinte situação:
Sua empresa precisa adquirir 10 veículos para os vendedores externos (uso em asfalto, sem necessidade de grande porta-malas, irão rodar cerca de 1000 km por semana, depois de 2 anos serão substituidos).
A Diretoria Comercial já decidiu que serão veículos populares, com motor 1.0, porém com todos os opcionais – ar, direção, vidros elétricos, etc.
Um dos diretores gostou do novo Ka, da Ford, mas ficou em dúvida e encarregou você de indicar a melhor opção, justificando a sua escolha (esse é o exercício).
Para subsidiar a sua opção, você deve se basear em reportagem da revista Quatro Rodas, reproduzida abaixo.
Comparativo dos 1.0 completos
Adaptado de http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/comparativo-1-0-completos-802127.shtml (02/03/15)
O Ka nasceu como um carro descolado, só que as vendas nunca decolaram como a Ford queria. Mas as coisas mudaram e ele ganhou um recomeço. Cresceu, ganhou mais portas, recebeu design moderno e vários itens de série e substituiu o velho Fiesta Rocam. De quebra, ganhou um monte de concorrentes. Ele enfrentará uma artilharia pesada, que inclui os mais vendidos do país, caso do líder Gol, do vice Palio e do terceiro lugar Uno. Está difícil a vida dele? Não terminamos. Nossa seleção de veículos 1.0 razoavelmente equipados inclui ainda o compacto Up! e o grandalhão Sandero, além de Onix, March e HB20. Neste comparativo, analisamos os nove carros em quatro quesitos: equipamentos, desempenho, dimensões e custos (o que inclui não só preço de aquisição, mas também seguro, peças e revisões). Entre eles, não há um único vencedor, porque os compradores têm necessidades diferentes. Um ganha de lavada no espaço, outro se destaca em preços. E há o comprador que privilegia algum