Comparar as respostas com outros membros!
Fulano de Tal mat: 2002/0001
Cicrano de Tal mat: 2002/0002
Beltrano de Tal mat: 2002/0003
Eletromagnetismo, Prof. James Pikachu Maxwell
29 de fevereiro de 2002
Neste experimento foi medida a relação entre a ddp e a intensidade da corrente que atravessa um resistor ôhmico e uma pequena lâmpada incandescente. Utilizando a interface da PASCO, onde é possível variar a tensão sobre o elemento estudado, medir a intensidade da corrente elétrica e armazenar estes dados automaticamente; foi possível verificar a resposta linear para o caso do resistor ôhmico e uma resposta não linear para a lâmpada. Curioso foi uma espécie de histerese para o caso da lâmpada. A relação entre U e i é diferente se a tensão está aumentando ou diminuindo, isto se deve ao fato que U é variado de forma rápida, então o filamento da lâmpada têm memória, esfriar a lâmpada (diminuindo a tensão) é diferente de esquentar a lâmpada (aumentando a tensão).
Introdução
Quando cargas elementares que constituem a corrente elétrica atravessam um condutor, a energia elétrica é convertida em energia térmica. Isto pode ser facilmente explicado se atentarmos para o fato de que os elétrons livres (de um condutor metálico, por exemplo), durante suas movimentações, sofrem continuamente colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor. Em cada colisão, parte da energia cinética do elétron livre é transferida para o átomo com o qual ele colidiu, e, como resultado, os átomos do condutor, como um todo, passam a vibrar com uma energia maior. Esse aumento no “grau de agitação” dos átomos do condutor tem como conseqüência um aumento da temperatura.
Denomina-se resistor o elemento de circuito elétrico cuja função exclusiva é converter energia elétrica em energia térmica.
Resistência elétrica de um resistor pode ser interpretada como uma medida da dificuldade imposta à movimentação das cargas elétrica que o atravessam, um conceito análogo ao atrito nos