Sociologia
Imagine um legislador criando leis que não correspondem à realidade brasileira? Ou um Juiz decidindo de maneira oposta à necessidade social? E mesmo um advogado sem uma visão ampla e real dos acontecimentos do âmbito jurídico?
Assim, a Sociologia do Direito, através de estudos e pesquisas mostra ao profissional do Direito como agir em diversas situações da realidade.
É impossível continuar a viver em sociedade sem conhecer a realidade da mesma. Não apenas no Direito, mas em qualquer área profissional, é necessário saber as necessidades, os problemas e os fenômenos atuais, onde a Sociologia atua para melhor desenvolvimento e convívio social.
1. Para os Legisladores: Uma vez que estes precisam conhecer o que está ocorrendo no grupo, as relações que necessitam de melhor disciplinamento, os conflitos existentes. Sem conhecer a realidade social é impossível elaborar leis eficazes.
2. Para os Magistrados: Para estes a Sociologia Jurídica possibilita aplicar o Direito de modo compatível com as necessidades sociais, pois, ao nosso ver a aplicação da lei por si só não basta e em um Estado de Direito a lei deve ser aplicada com a finalidade de fazer justiça social, por isso é necessário analisar as questões sociais que envolvem o problema jurídico.
3. Para o Advogado, estudante, demais profissionais do Direito e sociedade em geral: Para estes a ciência em comento permite uma visão mais ampla, mostrando que o Direito não é apenas um conjunto de normas estáticas, mas um fato, uma realidade social, tendo as normas que adaptar-se para não perderem eficácia.