Comparacao T Cnicas De Negocia O
Na visão do escritor Emilio Péricles Araujo Brito, para se torna um bom comunicador é necessário ser transparente e ter ética profissional, flexibilidade, conseguindo atingir seu objetivo de forma que o cliente sinta-se confortável durante a negociação, desta forma conseguimos manter uma relação duradoura podendo gerar futuras negociações.
Um bom negociador deve ter manter postura adequada, conhecer o seu produto, manter uma relação inter pessoal com o cliente, ter disponibilidade para atender seu cliente durante toda a negociação.
Podemos definir o processo de negociação como a busca por aceitar idéias, manter uma boa comunicação de forma que o cliente sinta que ele foi escutado, ter uma boa relação entre ambas às partes e que ao final da negociação tanto o cliente quanto a empresa entendam que o resultado foi satisfatório para as duas partes.
As técnicas de negociação envolvem ter habilidade, fazer um bom planejamento conhecendo tanto seu produto quanto seu cliente, conseguir ser dinâmico saindo de situação desfavorável, ter uma ampla visa da negociação se adaptar as necessidades do cliente e ser flexível.
Para se obter uma boa negociação é necessário utilizar técnicas, dependendo da técnica que se utilizar chegamos às técnicas:
Ganha/ganha: As duas partes conseguem obter o que querem.
Ganha/perde ou perde ganha: Uma das partes já começa a negociação em desvantagem e termina sem conseguir o que queria.
Perde/Perde: Nenhuma das partes consegue obter sucesso na negociação.
A negociação não é realizada: Não chegam a um acordo e não fecham o negocio.
O negociador pode utilizar de alguns estilos para conseguir atingir seus objetivos em uma negociação, temos o, catalisador, apoiador, controlador e analítico cada um com seu estilo para atingir seu objetivo.
No artigo escrito por Wagner Botelho Godinho, ele foca nas negociações internacionais visando que são mais detalhadas e como uma importância mais elevada.
Já neste caso devemos levar em