comparacao organico e inorganico
Comparação entre compostos orgânicos e compostos inorgânicos
Introdução Antigamente, no século XVIII, todos os compostos químicos eram divididos entre orgânicos e inorgânicos. A diferença entre eles, é que os orgânicos eram somente substâncias que fossem produzidas por um organismo vivo (animais, vegetais, bactérias, etc.), utilizando uma "força vital", proposta por Berzelius.
Nesse mesmo século, Lavoisier percebeu que todos os compostos orgânicos descobertos até então, continham um átomo de Carbono (mas nem todo composto com carbono é orgânico!).
Porém em 1828, Friedrich Wöhler conseguiu criar ureia em laboratório, somente aquecendo o cianato de amônio (CH4CNO):
CH4CNO -> (NH2)2CO
A partir dessa descoberta de Wöhler, muitos outros materiais orgânicos foram sendo criados em laboratório, derrubando definitivamente com a Teoria da Força Vital.
Compostos orgânicos, inorgânicos e de transição:·.
Os orgânicos têm em sua composição o carbono e o hidrogênio. Compostos que tenham carbono, mas sem hidrogênio, são considerados compostos de transição. Os inorgânicos não contêm carbonos.
Exemplos de compostos em transição: CO2, CaC2, etc;
Exemplos de compostos inorgânicos: H2O, HCl, etc;
Exemplos de compostos orgânicos: CH4, C2H4O2;
Material
Substancias:
Açúcar, NaHCO3 (bicarbonato de sódio), papel, palitos, cloreto de sódio, carbonato de cálcio (mármore), ureia, cânfora, parafina, álcool, gasolina, óleo diesel, óleo de cozinha, água, álcool etílico, acetona, clorofórmio, ácido sulfúrico, éter, benzina, sulfato de cobre, iodo.
Instrumentos:
Tubos de ensaio, tela de amianto, tripé de ferro, funil, pissete ou frasco lavador, pegadores ou pinças de madeira, espátula,cadinho.
Procedimento
O primeiro procedimento foi o de composição de algumas substâncias orgânicas e inorgânicas feito por decomposição pelo calor e com H2SO4. Pelo calor, foi colocado em um tubo de ensaio uma pequena quantidade de C6H12O6 que acabou