Experiências com Compostos Orgânicos e Inorgânicos. prof. Salete
COMPARAÇÃO ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E COMPOSTOS INORGÂNICOS
Aluna X
2º ano B
Colégio Oficina
Após uma experiência do químico alemão Friedrick Wöhler em 1822 a sociedade cientifica finalmente consegue identificar o que são compostos orgânicos e como eles se formavam. Estes compostos orgânicos são, de forma geral, cadeias carbônicas associadas ou não a grupos funcionais.
Sabe-se também, a respeito dos compostos orgânicos, que estes possuem ponto de fusão e ebulição baixos, normalmente menores que os compostos inorgânicos (ácido, sal e base), já que costumam ser apolares e por sua vez possuem ligações intermoleculares fracas e de fácil rompimento; são ótimos combustíveis; não são solúveis em água, afinal, como mencionado anteriormente, são apolares.
Materiais utilizados para os experimentos:
*tubos de ensaio
*açúcar
*papel
*palitos
*cloreto de sódio
*carbonato de cálcio
*H2SO4
*álcool
*gasolina
*óleo diesel
*óleo de cozinha
*água
*clorofórmio
*éter
*sulfato de cobre sólido
*cristal de iodo
1. COMPOSIÇÃO
1.1 decomposição pelo calor - O composto açúcar derreteu, mudando sua consistência e cor;
- O composto NahCO3 permaneceu intacto. (essa demonstração nos leva a concluir que o composto orgânico possui um PF maior que o inorgânico).
1.2 decomposição com H2SO4
- Dentre todos os materiais aquecidos (açúcar, papel, palitos, cloreto de sódio, carbonato de cálcio), embora todos tenham sofrido com a corrosão, os que possuem cadeias carbônicas em sua composição (compostos orgânicos) ficaram escurecidos pelo evidenciamento dos carbonos presentes.
2. PONTO DE FUSÃO
- Como mencionado anteriormente, o ponto de fusão e ebulição dos compostos orgânicos é menor que o dos inorgânicos (que possuem, por sua vez, ligações intermoleculares mais fortes e difíceis de serem rompidas).
- Desta forma os seguintes compostos orgânicos tiveram