Comparação entre compostos orgânicos e inorgânicos
COMPARAÇÃO ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E COMPOSTOS INORGÂNICOS
2013
COLÉGIO MÓDULO
COMPARAÇÃO ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E COMPOSTOS INORGÂNICOS
PROFESSORAS: SALETE E SANDRA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA
SÉRIE/TURMA: 2º/A
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3.1. Composição: pelo calor e com H2SO4 3.2. Ponto de Fusão 3.3. Combustão 3.4. Miscibilidade
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Os químicos antigos acreditavam que os compostos orgânicos eram encontrados em organismos vivos ou produzidos somente por eles. Assim, todas as outras substâncias eram classificadas como inorgânicas. Isso porque se acreditava que os organismos vivos possuíam uma “força vital”, capaz de produzir substancia orgânicas. Essa concepção foi intitulada de vitalismo.
No entanto, esse conceito teve de ser reformulado após uma experiência que obteve a uréia, composto orgânico, a partir de três compostos inorgânicos: cianato de chumbo II, amônia e água.
O propósito de projeto de pesquisa científica é comprovar que há diferença entre tais compostos e identificá-las através da comparação. Essa ultima foi feita em quatro etapas: a composição, para observar os componentes principais; ponto de fusão; combustão; e, por fim, a miscibilidade.
Para a produção desses experimentos foram utilizados: um questionário (atividade nº 01), através de observações fitas durante a aula de química e de laboratório e pela orientação das professoras Salete e Sandra.
2. DESENVOLVIMENTO
3.1 Composição * Decomposição pelo calor
Materiais:
1) Um tubo de ensaio 2) 2g de açúcar 3) 2g de NaHCO3 Procedimentos:
Em um tubo de ensaio colocar um pouco (mais ou menos 2g) de açúcar e em outro quantidade idêntica de NaHCO3 (bicarbonato de sódio). Aquecer e anotar as modificações observadas.
Observações:
O açúcar (composto orgânico) se decompôs com facilidade,