Compara O Externa
Douglas Oliveira dos Santos
Biologia 2012
Docente: Emil Hernández
Relatório de Atividade Prática
Lampreia - Agnatas
Boca
A boca circular, de diâmetro idêntico ao do corpo e reforçada por um anel de cartilagem, é repleta de dentes córneos e uma língua raspadora cartilaginosa, porém não possui mandíbula.
Nadadeiras
A lampreia tem corpo cilíndrico e liso, as nadadeiras são pequenas, mas isso não restringe seus movimentos natatórios, executados por ondulações do corpo.
Aberturas branquiais - Olhos
Possuem 7 pares de brânquias – abertura branquial externa;
Os olhos são relativamente grandes, estão equipados de cristalino, mas não possuem músculos oculares intrínsecos, como os restantes vertebrados.
Pele - Olhos
A superfície do corpo é lisa, sem escamas, e com grande quantidade de glândulas produtoras de muco.
As lampreias não têm um esqueleto mineralizado, mas encontram-se regiões de cartilagem calcificada no seu endoesqueleto. O crâneo é composto por placas cartilagíneas.
Tanto as lampreias marinhas como as de água doce se reproduzem em rios. As sua vida larvar pode durar até sete anos, é sempre passada no rio onde nascem. A certa altura, elas sofrem uma metamorfose e transformam-se em adultos.
Tubarões - Chondrichthyes
Ao longo de sua história evolutiva os tubarões têm sido carnívoros consumados. Na terceira radiação adaptativa dos elasmobrânquios, evoluíram características locomotoras, tróficas, sensoriais e comportamentais, produzindo formas que dominam os níveis superiores das cadeias alimentares marinhas. Os elasmobrânquios viventes apresentam características esqueléticas ausentes nos tubarões das primeiras radiações. Os centros vertebrais cartilaginosos dos tubarões viventes são distintivos. Entre os centros, resquícios esféricos da Notocorda se encaixam em depressões sobre as faces opostas das vértebras adjacentes, assim, o esqueleto axial pode ser flexionado, com elementos centrais rígidos de cartilagem calcificada