Métodos de análise e controle financeiro
O presente trabalho tem objetivo de apresentar métodos de análise financeira e como realizar esse tipo de controle dentro de uma empresa.
Esse diagnóstico pode surgir tanto de uma necessidade interna como externa.
Para tanto é necessário utilizar de documentos contábeis da organização, como balanços, informações econômicas tanto de dentro dela como fora em relação ao mercado econômico.
Após terminada essa avaliação tem-se como resultado a situação financeira da empresa, como anda sua gestão, sua rentabilidade e futuras perspectivas.
Por meio desses processos são feitos os controles e desenvolvimentos econômicos da organização.
Sua finalidade é a de observar se o capital que foi investido é remunerado suficientemente para que as receitas sejam maiores que as despesas e investimento e de funcionamento. 2. MÉTODOS DE ANÁLISE E CONTROLE FINANCEIRO
A análise financeira vem da necessidade de avaliar o desempenho financeiro de forma assertiva dentro de uma empresa, de um projeto ou negócio.
Esse recurso de análise é muito importante para uma boa gestão empresarial.
Nela se encontram vários métodos de como chegar à lucratividade e estabilidade financeira. Um desses indicadores chama-se “rácio”, que facilita informações precisas e também a comparações não só na empresa como entre outras. Para exercê-la é preciso observar alguns pontos como o ambiente da empresa, sua história, fundação, se possui uma atividade dinâmica, em crescimento, seus setores, pois têm contas diferentes, estoque, fornecedores, escritórios e armazéns, estudar a concorrência é de grande relevância sem deixar de lado a clientela.
3. RÁCIOS
Os rácios são calculados em sua grande parte de documentos financeiros da empresa como balanço patrimonial, demonstração de resultados líquidos, demonstração dos fluxos de caixa. Ferramenta que visa gestão analisada para a comparação de rendas, assim é um método rápido de detectar as forças e fraquezas contidas na organização,