Seminario Texto
TEMA: Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa e seus Objetivos
Com uma economia em transicao, e com todo o processo de globalização, para se adaptar no novo cenário, as empresas precisam construir ações e processos financeiros que envolvam o planejamento, análise e o controle de atividades financeiras, desse modo, é de extrema importância controlar o valor de recursos a pagar e a receber.
Muitos dos novos estabelecimentos abertos no Brasil, sao micro e pequenas empresas, e em muitos casos, a falta de controle financeiro acaba provocando a falência das mesmas. As empresas, independentemente do tamanho, precisam cada vez mais conquistar e manter clientes, já que o objetivo principal é o aumento de sua riqueza. Zdanowicz (1998) afirma que, “as dificuldades financeiras, especialmente as que embaraçam as micro e pequenas empresas, parecem decorrer das ausências do planejamento e controle de suas atividades operacionais.”
O mercado atual está cada vez mais agressivo com suas mudanças, e muitos empresarios por estarem super motivados, pensam que conseguem agir de maneira única, pensam que irão ter o mesmo sucesso do passado, ou mesmo, que seu negocio ja deu certo quando comecam a prosperar.
Fluxo de Caixa, como outras ferramentas financeiras, elas medem e identificam problemas financeiros auxiliando o tratamento dos mesmos para um maior desenvolvimento da empresa, tambem ajudam a tornar mais solidas as decisao a serem tomadas. O uso do fluxo de caixa para a administração é um precioso instrumento para o levantamento de curto e longo prazo. Com foco em manter a atualização do fluxo de caixa,a empresa, faz de seus negócios um controle de deveres e obrigações sem deixar dificuldades de fixar seu nível desejado de caixa para o dia seguinte.
“Considera-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos