COMPACTA O
A compactação é a densificação de um solo através de meios mecânicos ou manuais com a aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo a redução do índice de vazios, aumento do entrosamento entre os grãos, aumento da resistência e da estabilidade volumétrica do solo, a redução da permeabilidade e a homogeneização do solo.
Através do ensaio de compactação é possível obter a relação entre energia de compactação, teor de umidade e a densidade aparente. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado sobre a amostra.
2 OBJETIVO
O objetivo dos ensaios é promover aos alunos de Mecânica dos solos II – Laboratório, um conhecimento do processo de compactação dos solos.
3 MATERIAL E EXECUÇÃO
3.1 Materiais Utilizados
2 Cápsulas de Alumínio
Pisseta
1 Espátulas Estufa
Casagrande
Balança de Precisão
3.2 Execução do Ensaio
Foram utilizados neste relatório quatro ensaios, separados da seguinte forma: dois grupos fizeram um ensaios com duas medidas de água,os outros dois grupos efetuaram o mesmo ensaio com outras duas medidas de água os resultados obtidos foram passados de um grupo para o outro .
A realização do ensaio de compactação do tipo Proctor Normal, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação.
Adiciona-se de 18 a 20% de água a amostra até que fique consistente e homogênea;
Figura 1:
Compacta-se a amostra no molde cilíndrico em 3 camadas iguais, aplicando-se em cada uma delas 26 golpes distribuídos uniformemente sobre a superfície da camada, com o soquete caindo de uma altura de 30,5 cm;
Figura 2: Montagem do corpo de prova
Figura 3: Inicio da compactação do solo
Remove-se a amostra do molde com o auxílio do extrator, e partindo-a ao meio, coleta-se uma pequena quantidade para a determinação da umidade;
Figura 4: Remoção do corpo