Como é produzido o mel
O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar extraído das flores. O mel é o único alimento completo que não apodrece. Mais de 180 diferentes substâncias nutritivas foram encontradas no mel.
Sendo o mel um alimento consumido à mais de 200 mil anos pelo ser humano, o que fez do mesmo um alimento mítico e com virtudes curativas e nutritivas. Para uma vida mais nutritiva e prolongada todos deveríamos usar mel diariamente.
Está provado cientificamente que em 100 pessoas com mais de 100 anos, mais de 80% se alimentam de mel, isto deves-se não só à sua alta acção energética, mas especialmente às enzimas, vitaminas e à presença de elementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano.
O mel é um alimento energético de alta qualidade, por isso é uma fonte energética muito importante para os atletas assim como para os idosos, o mel permite uma alimentação imediata e intensiva de todo o sistema muscular, especialmente os músculos do coração, através da glicose invertida. Por outro lado, a frutose, o açúcar das frutas, existente em grande quantidade no mel, é armazenado no fígado na forma de glicogénio para ser utilizada quando o organismo precisar.
O mel é forte porque possui elementos minerais essenciais para o organismo humano, especialmente os oligo-minerais (ex. selénio, zinco, cromo, alumínio). Estes oligo-minerais têm um papel semelhante às velas de ignição de um carro, no processo químico da vida.
Para os diabéticos o mel é um alimento melhor do que o açúcar de cana, porque 40% do mel é frutose, o açúcar das frutas, bem menos prejudicial aos diabéticos.
Crianças alimentadas com mel, não sofrem de cólicas, porque o mel é absorvido imediatamente, não possibilitando o ataque das bactérias intestinais e formação de gases, o mesmo não sucede com o açúcar. O mel também é um bom condutor em anemia, tratamento de doenças respiratórias e um bom regulador intestinal.
Uma propriedade plenamente reconhecida do mel é seu poder anticéptico,