Como o sujeito pode desenvolver o aprendizado
Anderson Imhof Agostinho
Prof. Mario Raush
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Matemática (lin 0161)
07/06/13
resumo
No presente trabalho, apresenta os principais temas o desenvolvimento do aprendizado, onde o sujeito se integra a percepção da escrita e da fala motivados pelo afeto diário do profissional escolar e a família integrada, dando o respaldo necessário para o aprendizado. Destacamos também o desenvolvimento linguístico, incluindo as diferentes funções da linguagem, as variam modalidades de expressão utilizadas pelo pensamento e, sobretudo, o papel da comunicação, notadamente a oral, na educação escolar. Tratamos, em seguida, das formas com que o sujeito se apropria de um sistema conceitual, a partir da compreensão da relação de complementaridade entre conceitos científicos e espontâneos: os primeiros ensinados principalmente na escola e os segundos aprendidos na própria vivencia do sujeito. Por fim, aprofundamos o estudo da dinâmica emocional, uma vez que afetividade permeia o desenvolvimento da cognição e a motivação para aprender.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho, e conhecer como o sujeito se integra ao aprendizado, nas concepções, da escola aluno e professor, e ainda família e a escola integrada para aprendizado concreto e afetivo e social.
Conhecendo o sujeito e a maneira, através da qual se dá o seu desenvolvimento no ambiente concreto em que vivem, entendendo os mecanismos que propiciam e facilitam a apropriação de conhecimentos e, sobretudo, tendo consciência da importância da ação docente, o professor poderá avaliar criticamente os conteúdos escolares e os métodos de ensino, de modo que a aprendizagem escolar conduza a um desenvolvimento efetivo.
Nesse estudo, sabemos que o planejamento da unidade de ensino é uma tarefa extremamente complexa e que não há formulas prontas, capazes de dar conta de todas as variáveis que se entrelaçam nas situações concretas