Como a violencia afeta a vida das pessoas
Violência, medo e insegurança
Um dos efeitos mais cruéis da violência é o medo que se espalha entre as pessoas, sendo a insegurança uma das principais causas de transtorno mental. Dessa forma, analisaremos os sentimentos de medo e insegurança diante dos fatos violentos, medo e segregação social.
A violência é um problema presente em nossa rotina diária. É fato público e notório, que atingiu patamares vergonhosos e insuportáveis, gerando um sentimento de insegurança que atinge cidadãos, escolas, moradias, hospitais e comércios em geral. Cada um, particularmente, tem uma história a ser contada.
Uns já foram vítima de furto dentro do transporte coletivo ou assaltados em via pública, outros tiveram sua residência arrombada, seu veículo particular furtado e encontrado, alguns dias depois, completamente transfigurado: sem motor, sem pneus, sem aparelho de som, etc.
Quando a pessoa não foi protagonista imediata desses fatos, pelo menos ouviu falar de fatos semelhantes ocorridos com um vizinho, um parente, uma personalidade pública, que se torna familiar devido à proximidade no tempo e no espaço que a imprensa escrita e mídia eletrônica nos proporcionam. Há também àqueles cujas histórias são dramáticas.
Viveram durante certo tempo, por vezes até muito longo, com a vida suspensa, submetidos a maus-tratos, confinados em cubículos, sem poder ver, ouvir ou falar. Outros, após permanecerem em um cativeiro, acabam libertados, desfecho que resulta de tensas negociações entre a família e os sequestradores. Nem todos, porém, têm o mesmo desfecho, culminando na morte da vítima
A violência está dentro do indivíduo e ele procura meios para exteriorizá-la, independe de classe e condição social, trata-se de algo interno. Isso se transforma em motivo para atacar homossexuais, prostitutas, empregadas domésticas, torcidas rivais e por aí vai.