Como a psicologia se tornou uma disciplina científica
DISCIPLINA: Fundamentos das ideias psicológicas
PROFESSOR: Raquel Diniz
CURSO: Psicologia TURMA: 2MA
DATA: 12/06/2012 * Discorra sobre como a Psicologia se tornou uma disciplina científica, no final do século XIX:
A psicologia passou por uma longa jornada até se tornar uma ciência. Filósofos cientistas, físicos estruturam a história da psicologia, por meios de pesquisas e outros recursos, para que ela se tornasse uma ciência independente.
Os filósofos gregos deram o primeiro passo, para que a psicóloga se tornasse ciência, Sócrates acreditava que o homem se aproximava de si mesmo, quando buscava a descoberta de novos questionamentos, sendo assim colocou os seres humanos as se questionarem sobre sua existência, fazendo o uso da razão. Platão dizia que o conhecimento do homem se da por duas ideias, a inteligível e a sensível, sendo a primeira um conhecimento mais concreto e a segunda vêm dos sentidos, de conhecimentos mutáveis. Por último Aristóteles, ele contribui para psicologia, pois traz consigo estudos sobre sensações e percepções e a influência dela no conhecimento humano.
A psicologia sempre foi considerada um estudo do comportamento humano, sendo complexo esse comportamento, pois cada um tem sua subjetividade, formada através do ambiente que o ser vive ou por questões biológicas. O homem é diferente dos outros animais, possuindo uma capacidade de pensar em suas ações e diferentemente essas ações podem ser alteradas de acordo com a cultura em que ele vive, com o que ele precisava para sobreviver, sendo capaz de construir todas sua vida futura, já os outros animais são dependentes da natureza, não se adaptam a qualquer ambiente, não usam a razão, pois não têm a capacidade do pensamento. Essa nova ciência traz consigo também a questão de querer ser independente, mais acaba dependendo de outros estudos voltados as questões biológicas e sociais.
Falando da questão social, levantamos o conhecimento da