Conceitos B Sicos Da Psicologia
O termo Psicologia deriva de duas palavras gregas, psique (alma) e logos (ciência, estudo). Esta se define como estudo científico do comportamento e dos processos mentais, isto é, estuda o que é observável (o que fazemos) e não observável (o que pensamos e sentimos). A psicologia é entendida como ciência devido ao fato da mesma excluir a simples observação (sabedoria popular) dos fatos.
Assenta em métodos bem organizados para atingir os seus fins que se traduzem, essencialmente, em fazer uma descrição dos comportamentos e.
Processos mentais; compreender o que há de comum entre os indivíduos e o que os distingue dos grupos; tentar explicar um determinado comportamento identificando a sua causa;
Prever eventos futuros baseados em eventos passados e por último descobrir quais os fatores que levam á alteração (mudança) de determinados comportamentos, tentando modelá-los de modo a torná-los adequados à situação ou meio.
Contudo, necessita de recorrer a outras ciências para que possa analisar de forma mais rigorosa os fatos psíquicos, isto é, não trabalha isoladamente, pois assim é lhe possibilitado uma visão mais diversificada e mais complexa dos fenômenos. A antropologia, sociologia, biologia, medicina dentre outras são algumas das ciências que complementam o estudo da psicologia.
A psicologia tem vindo a demonstrar um papel importante nas sociedades contemporâneas, pois esta contribui para a adaptação e bem – estar nas constantes alterações da vida social.
Evolução da Psicologia Para compreender a diversidade com que a Psicologia apresenta hoje, é indispensável recuperar sua história. A história de sua construção está ligada, em cada momento histórico, as exigências do conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
Na sua curta história a Psicologia evoluiu de ciência dos processos