O mensalão visto de uma forma sistêmica
Tecnologia e Informação
Fernando Evangelista, Nicholas Marshall Micaloski
Conjunto sistêmico
Corrupção
Trabalho realizado a disciplina Fundamentos de Sistema de Informação.
Professor: Dario Almud Neto.
Curitiba
2013
Mensalão visto de forma sistêmica.
Tipo de sistema: O Caso mensalão é um tipo de sistema aberto, pois ele envolve vários fatores e indivíduos. E varias partes da nossa sociedade e por sua vez envolvem vários partidos políticos. Umas interações entre sistemas podem citar a investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, que o Banco Opportunity foi uma das principais fontes de recursos do mensalão. Através do Banco Opportunity Daniel Dantas era o gestor da Brasil Telecom, controladora da Telemig e da Amazonia Telecom.
Entropia: A entropia se encontra quando empresário Arthur Wascheck Neto resolve contratar um advogado para que possa colher prova material do crime, fazendo um vídeo revelando o esquema de corrupção e este vídeo, chegou à revista Veja através de Jairo de Souza Martins - que alugou a Arthur Wascheck Neto uma maleta equipada com câmera para que Joel Santos Filho flagrasse a ação de Marinho - que por razões pessoais entregou uma cópia do conteúdo da filmagem a um jornalista da revista, sem o conhecimento do autor. Desta forma a historia seguiu um caminho totalmente diferente passando de um interesse particular de Arthur para um escândalo publico.
Equifinalidade:
Este sistema de corrupção poderia der chegado ao mesmo final de varias formas, uma delas seria a entrega do vídeo pelo advogado Joel Santos Filho, mesmo assim a repercussão do vídeo teria a mesma indignação do povo. Outro meio deste sistema chegar ao mesmo final de uma forma diferente seria usar outro meio de comunicação para divulgar este escândalo de corrupção, até mesmo usar de outras formas para conseguir as provas, escutas telefônicas por exemplo.
Fronteiras: Uma Fronteira do sistema de corrupção