Como utilizar a gestão por processos de forma estratégica?
A Gestão por Processos posiciona os processos no centro da organização, modifica a estrutura da empresa, alinha os objetivos e compreende o negócio como um todo. Ela pode funcionar como um catalisador de mudanças das empresas, impondo uma consciência maior dos processos atuais para, assim, valorizar os processos de sucesso e solucionar os problemas verificados.
Com a Gestão por Processos, além dos processos críticos de sucesso em si, toda a estrutura organizacional da empresa, organização do trabalho, gestão de pessoas, cultura e valores, entre outras características da empresa, são direcionados e integrados para a satisfação do cliente final, sendo assim, uma resposta às diversas mudanças impulsionadas pela globalização.
6) Como está a gestão por processos nas empresas hoje?
Atualmente, a maioria das empresas ainda é organizada por tarefas e não por processos, gerando uma departamentalização que não permite um fluxo ideal de informação.
Mesmo que a gestão por processos esteja ajudando as empresas a saírem de uma mentalidade funcional para um ambiente de negócios integrados, não são todas que conseguem se adaptar facilmente à essa nova filosofia.
Dentro de cada realidade, diferentes empresas encontram-se em diferentes estágios evolutivos em direção à organização por processos. Não há regra específica de como as organizações se comportam ao longo do trajeto. Algumas evoluem gradativamente, enquanto outras podem evoluir de um estágio inicial para outro bem avançado
Compreender em que estágio encontra-se uma empresa é importante para a consciência própria de sua posição ao longo dos estágios; comparação com seus concorrentes; adequação de objetivos e expectativas; e verificação de quais são os esforços necessários para seu reposicionamento.
Bibliografia:
LOUZADA, Camila C. e DUARTE, Alexandre de Castro Moura. Gestão por Processo: estudo de caso em uma empresa de varejo de