importância da TI nas fases das revoluções industriais
Muito tem sido escrito sobre as grandes transformações ocorridas no século XX, principalmente no que se refere aos aspectos tecnológicos. Estamos vivendo em uma nova era de conformação social, política, econômica e tecnológica, conforme, entre outros, (DRUCKER,1994). Dentre as inovações que surgiram, principalmente a partir da Revolução Industrial, que nos trouxe novos meios de transporte, de produção, etc., podemos destacar a invenção do computador, que em seus desdobramentos e usos, explicita a importância da informação e do conhecimento, vitais na sociedade como um todo e nas empresas em particular.
2. OBJETIVO
O objetivo é citar alguns pontos a respeito da influência da TI nas fases das revoluções industriais.
3. DESENVOLVIMENTO
Em meados do século XVIII iniciou-se um movimento que tinha por finalidade industrializar o trabalho humano, isto é, utilizar máquinas para realizar o trabalho feito por homens. Chamado de Revolução Industrial, é um marco na história mundial por ter sido a primeira vez em que ciência, economia, e diversos outros campos de estudos foram integrados para um bem único: agilizar a produção sem perder qualidade e ainda gerar maiores lucros, benefícios estes que perduram até os dias atuais. A automação do serviço manual alertou as grandes indústrias para os seguintes pontos: uma máquina substitui o trabalho de muitas pessoas e o executa com muito mais rapidez e precisão. Sendo assim, a produção cresce, as vendas podem aumentar e, com elas, ampliam também os lucros da empresa. O custo de mão de obra foi drasticamente reduzido.
O computador, expoente mais visível do uso do chip, e, principalmente, a Internet, têm influenciado a vida do ser humano nos seus relacionamentos, nos seus valores, no trabalho; em suma, em uma gama de atividades, desde as mais cotidianas, até as mais complexas. Esta influência, por exemplo, se materializa quando se observa uma passagem histórica: durante a