Como trabalhar os temas transversais na educação.
Viviane dos Passos Machado de Souza
Professor-Conceição Goreti Martinello Binatti
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0635/1) – Prática simulada do Módulo II
25/05/13
RESUMO
Os temas transversais fazem parte dos parâmetros curriculares nacionais que tem por objetivo orientar e estabelecer uma meta em toda educação brasileira. Primeiramente, a educação que tem por finalidade desenvolver no ser humano seu aspecto individual, social, familiar, profissional e intelectual e estes aspectos estão relacionados aos temas transversais. Como o processo de transformação da sociedade, que é a quantidade de informação e novos conhecimentos que aumenta a cada dia, por isso a busca por métodos de ensino e abordagens de conteúdos no processo educativo. E os temas transversais são uma realidade e vêem a ser uma proposta de inovação do ensino no Brasil.Este trabalho consiste em explicar conceitualmente os temas transversais:Ética,Meio Ambiente,Saúde,Orientação Sexual,Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural,com o objetivo de analisar a importância do papel da escola na construção dos conhecimentos dos educandos.
Palavras-chave: Educação. Conscientização.Professor.
1 INTRODUÇÃO. Neste trabalho estudaremos sobre os temas transversais, que não são disciplinas autônomas, mas devem ser inseridos no currículo escolar, pois são temas bastante discutidos e explorados em sala de aula, para um melhor entendimento e conscientização dos alunos.
Os motivos que os levam ao estudar este assunto, primeiramente é o constante processo de transformação da sociedade, com isso também a imensa quantidade de informação e de novos conhecimentos que aumentam a cada dia. Os temas transversais fazem parte dos parâmetros curriculares nacionais, os pcns são um conjuntos articulado de documentos, propostos pelo MEC em 1988, para orientar e estabelecer uma linha de atuação de toda educação