como surgiu a economia solidária
A economia solidaria surgiu no século XIX, durante a Revolução Industrial , onde a cadeia produtiva para superar as demandas do mercado, desencadeou uma exploração do ser humano – inclusive homens e mulheres.
Robert Owen implantou as primeira medidas que os protegeram , como a redução da jornada de trabalho para 8hs e proibição do trabalho infantil, dando -os melhores qualidade de vida, assim Owen se torna um referencial por atingir altos níveis de satisfação por seus colaboradores e na margem de lucro.
No Brasil a Economia solidaria surge no final do século XX em resposta ás novas formas de exploração sofridas pelos trabalhadores. Em 2003, através de um projeto de lei do ex-presidente Lula e aprovado pelo congresso Nacional, criaram no Ministério do Trabalho e Emprego a Secretaria Nacional de Economia Solidaria.
Compreende-se por Economia Solidaria o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição , consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.
Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais
Organizadas sob forma de : Cooperativas , associações, clubes de troca, empresas autogestinadas , redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidarias, comercio justo e consumo solidário
Diante deste contexto, destacamos algumas principais característica da Economia solidaria, são elas:
Cooperação.
Autogestão.
Dimensão Econômica.
Solidariedade.
Os benefícios da Economia Solidaria estão centrados na maneira como ela se da a este processo. Pois ela é voltada para a valorização do individuo como um cidadão capacitado, ao contrario de outras formas de economia que visam somente o lucro.
Os municípios que focam na economia solidaria, promovem debates e oficinas de capacitação de pessoas como habilidades para trabalhos artesanais.
No processo de desenvolvimento qualificado a Economia Solidaria é