Variáveis Qualitativa e Quantitativa
São aquelas que são numericamente mensuráveis, por exemplo, a idade, a altura, o peso. Estas ainda se subdividem em:
Variável Quantitativa Continua: São aquelas que assumem valores dentro de um conjunto contínuo, tipicamente os números não inteiros. São exemplos, o peso ou a altura de uma pessoa.
Variável Quantitativa Discreta: São aquelas que assumem valores dentro de um tempo finito ou enumerável, tipicamente números inteiros. Um exemplo é o número de filhos ou idade de uma pessoa.
Variável Qualitativa
São aquelas que se baseiam em qualidades e não podem ser mensuradas numericamente. Estas ainda se subdividem em:
Variável Qualitativa Ordinal: São aquelas que podem ser colocadas em ordem, por exemplo, a classe social (A,B,C,D, ou E)e a variável "Peso" medida em 3 níveis (pouco pesados, pesados, muito pesados).
Variável Qualitativa Nominal: São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas, como a cor dos olhos, o local de nascimento. o coeficiente de variação é uma medida de dispersão empregada para estimar a precisão de experimentos e representa o desvio-padrão expresso como porcentagem da média.
O coeficiente de variação (CV) é obtido pela soma dos quadrados dos desvios em relação à média "(x)", dividida por "N". Indica-se a variância por "s elevado a 2. O desvio-padrão, calculado pela raiz quadrada da variância, é representado por "s".
Teste qui-quadrado
Definição
Qui Quadrado, simbolizado por , é um teste de hipóteses que se destina a encontrar um valor da dispersão para duas variáveis nominais, e avaliar a associação existente entre variáveis qualitativas. É um teste não paramétrico, ou seja, não depende de parâmetros populacionais, como média e variância. O princípio básico deste método é comparar proporções, isto é, as possíveis divergências entre as frequências observadas e esperadas para um certo evento.