Economia Solidária
2014
ECONOMIA SOLIDÁRIA E O ENFRENTAMENTO DA POBREZA
RESUMO
O objetivo desse artigo é apresentar uma reflexão ideologia política na economia solidária como alternativa ao enfrentamento da pobreza, a sua relação com as diferentes formas de cooperativas, e uma curta abordagem teórica sobre autogestão. Para atingir os objetivos do artigo, primeiramente apresenta-se mesmo que brevemente a teorização acerca da economia solidária, visando discutir a evolução do debate acerca da economia solidária; em seguida analisa-se o movimento da economia solidária no Brasil. Finalmente, apresenta-se resultados de uma investigação qualitativa.
Palavras-chaves: Economia Solidária, Autogestão, Cooperativismo
Introdução
O presente artigo tem por objetivo apresentar a economia solidária como forma de alternativa ao enfrentamento de grupos organizados na luta para garantir a sobrevivência de suas famílias.
Vale ressaltar que o Estado minimizado em suas funções frente ao mercado não consegue proporcionar a todos os cidadãos o bem estar e a qualidade de vida necessária para subsistência com o mínimo de dignidade. Norteou-se essa investigação pelas seguintes questões: a motivação para a criação dos empreendimentos; sua organização; produção e comercialização; apoio e assessorias recebidas; a forma de participação dos membros; o perfil destes e o contexto em que vivem. Pretende-se com esta produção acadêmica elucidar o veio da Economia Solidária no Brasil; seus princípios e diretrizes, seus desafios, sua luta na busca de alternativas de enfrentamento à pobreza e seus avanços; visando contribuir com maiores estudos sobre esse tema. Este artigo apresenta a história da Economia Solidária no Brasil, as alternativas de enfrentamento da pobreza, os principais desafios, e avanços da Economia Solidária.
Economia Solidária Ao longo