Como surgem as tendencias e como nos influenciam
ETAPA 1 – CICLO DA MODA
PASSO 1 – FLUXOGRAMA DE CADEIA TEXTIL REPRESENTANDO COMO AS TENDÊNCIAS SURGEM.
Uma cadeia produtiva é composta por diversos elos, empresas de diversos setores, desde fornecedores de insumos e matérias- prima, transformação, embalagens entre outros.
No entanto, a interação entre eles é fundamental para a sua organização.
A estrutura desta cadeia se inicia com a matéria-prima (fibras têxteis), sendo transformada em fios nas fábricas de fiação, de onde seguem para a tecelagem (que fabrica os tecidos planos) ou para a malharia (tecidos de malha). Posteriormente, passam pelo acabamento para finalmente atingir a confecção. O produto final de cada uma dessas fases é a matéria-prima da fase seguinte.
Na etapa final, os produtos podem chegar ao consumidor em forma de vestuário ou de artigos para o lar (cama, mesa, banho, decoração e limpeza). Além desses usos tradicionais, os tecidos também podem ser destinados ao uso industrial (filtros de algodão, componentes para o interior de automóveis, embalagens, entre outros).
Há ainda a interface com a indústria química, dada a necessidade de insumos químicos para diversos tipos de tratamento desde as fibras até os bens acabados, e a indústria de bens de capital, tendo em vista as máquinas e equipamentos que perpassam toda a cadeia.
Na figura é possível visualizar o fluxograma desta cadeia, elaborado pelo BNDES.
Fonte: BNDES/Panorama da Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções e a Questão da Inovação
http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/1/4/estrutura-da-cadeia-produtiva-textil-e-de-confeccao
COMO SURGEM AS TENDÊNCIAS?
Diferente do que muitos pensam, elas não são infundadas ou sem base. As tendências são obtidas através de pesquisa de consumo, análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadoras de estilistas, de releituras de quadros históricos, etc. Dificilmente uma tendência vai ser