perfil do administrador
Atualmente, dentre os vários fatores que influenciam a tomada de decisões nas organizações, pode-se dizer que o de maior dificuldade de gerenciar é o tempo, pois além de escasso, é verdadeiramente não renovável. A capacidade de reação rápida, de decidir e responder às situações em um curto espaço de tempo é indispensável tanto aos gestores como às organizações e se constitui em vantagem competitiva. Assim, o administrador deve decidir com assertividade e com rapidez, perseguindo continuamente o aprimoramento desta habilidade.
Durante sua formação, o administrador estuda as diversas áreas de uma organização, para conseguir uma visão completa e abrangente. O profissional contemporâneo deve sempre desenvolver um pensamento sistêmico, entendendo a organização como um todo, suas interconexões, suas relações, seus processos, porém, deve também ter conhecimentos específicos, normalmente obtidos por meio de cursos de pós-graduação e especializações, o que enriquecerá e muito sua atividade.
A utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) é indispensável para a gestão de qualquer negócio, seja por exigências fiscais, seja pela busca de eficiência operacional, redução de custos ou até mesmo para conseguir manter-se competitivo. O gestor deve conhecer as tecnologias disponíveis e os benefícios que podem trazer ao seu negócio,