pré-projeto suicidio
A PERSONALIDADE DO SUICIDA
PARANAGUÁ ̸ PR
2014
Nome Completo
A PERSONALIDADE DO SUICIDA
Pré Projeto de Monografia Jurídica apresentado ao Instituto Superior do Litoral do Paraná, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
Orientador:
PARANAGUÁ
2014
INTRODUÇÃO
O suicídio vinha sendo estudado desde o século XVIII como um problema moral e a partir do século XIX, passou a ser visto como um “crescente problema social que necessitava explicação”, nas palavras de Lukes (1977), que retoma as análises feitas por Douglas (1970). Segundo este autor, o estudo estatístico do suicídio foi entendido por teóricos e pesquisadores como um estudo da moralidade, sendo incluso na categoria das estatísticas morais, junto com o assassinato e outros crimes. segundo Douglas (1970:8),
“O suicídio era um problema moral e implicitamente que qualquer teoria sobre o suicídio deveria incluir os aspectos morais do suicídio como um dos fatores básicos”.
No mais, nas palavras de Lukes (1977:192) “Havia também uma concordância geral que aceitava que a escalada das taxas globais de suicídios eram devidos à passagem da ordem tradicional a ma nova ordem e ao crescimento do industrialismo”
O suicídio é determinado pela interação de diversos fatores, entre os quais a constituição biológica do indivíduo, sua história pessoal, eventos circunstanciais, bem como o meio ambiente. Diversos estudos utilizando a técnica de reconstrução diagnóstica conhecida como autópsia psicológica têm indicado que o transtorno psiquiátrico é um dos maiores fatores de risco para o suicídio sendo ocasionados por transtorno depressivo maior e a dependência ou abuso ao álcool e/ou a outras substâncias psicoativas. Durkheim conceitua suicídio da seguinte forma:
“Chama-se suicídio