Como ser um jovem em Cristo Jesus
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rom 12,2)
Um jovem de Deus vive a verdadeira alegria que vem de Deus. À falsa alegria que o mundo nos oferece dá-se o nome de euforia. Esta, é cheia de atrativos, prazerosa, nos deixa “alegres”. É um estado emocional de excitação momentânea que logo passa. Assim é a alegria que muitos jovens querem encontrar nas drogas, na vida promiscua, no álcool. Nessas ocasiões os jovens se sentem “alegres” cheios de energia, de bem com a vida. Quando o efeito passa, ou a balada acaba, vem o vazio, e as sequelas deixadas pelo mundo: jovens viciados, com a afetividade e a sexualidade estragadas, doentes fisica e espiritualmente, totalmente entregues ao pecado. A euforia mascara muitos problemas! Por trás dessa falsa alegria há um jovem com um grande vazio, precisando de ajuda, precisando ser preenchido pelo amor e a misericórdia de Deus!
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus”(Gal 5,19-21)
Um jovem de Deus se alegra no Senhor! Na carta de Paulo ao Filipenses somos exortados: “alegrai-vos sempre no Senhor. Repito alegrai-vos!” (Fil 4,4)
Meus irmãos, essa alegria da qual Paulo nos fala não é de estarmos sempre sorrindo. Essa alegria consiste em saber que mesmo nas preocupações, sofrimentos, tribulações há um Pai que sofre conosco, que nos acolhe e nos dá a mão. Ou seja, um Deus que se alegra e sofre conosco nas tribulações. Quer um amigo para lhe consolar? Fale com Deus, ore! Alegre-se por ter um Deus que ouve suas orações.
Não existe santidade sem renuncia