A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A DISTÂNCIA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho discute a formação de professores para atuarem na educação à distância (EaD), e ainda analisando seu surgimento, desenvolvimento e ascensão no sistema educacional atual. Historicamente, a educação está dividida em quatro períodos: no Mundo Antigo, no Mundo Medieval, no Mundo Moderno e no Mundo Contemporâneo. O aparecimento e o desenvolvimento da educação à distância ocorreram, inicialmente através dos cursos por correspondência até chegar aos nossos dias, incorporando o que há de mais avançado em tecnologias da inteligência. A educação a distância é derivada da evolução do tradicional ensino presencial institucionalizado na sociedade moderna.
Ao longo do desenvolvimento da História da Educação, assim como na História da Humanidade, foram superados muitos obstáculos, tanto no sistema produtivo quanto no sistema educacional. A partir do desenvolvimento das tecnologias digitais, assistimos hoje a expansão, em novos patamares como o da educação a distância, a emergência da modalidade semipresencial. Estas tecnologias provocam a (re)construção de diferentes concepções de educação e possibilitam a criação de novos paradigmas educativos, onde professores e estudantes definem novos papéis e funções, desenvolvem a inteligência coletiva e constroem ambientes coletivos de aprendizagem. Litto & Formiga (2009) afirmam que as tecnologias digitais podem auxiliar no processo de superação do paradigma “tradicional” na educação, em direção à emergência de um paradigma inovador.
O mundo atual é resultado de inúmeras transformações na cultura, na economia, no mundo do trabalho, na política, no sistema educacional, enfim, em todos os campos do conhecimento, e está mudando muito rápido. Tudo pede atualização constante, ou seja, um tipo de educação contínua ao longo da vida. Assim o professor que atua na EaD, ao interagir com sua prática, depara-se com vários questionamentos, levando-o a