Estudante
Campanha da Fraternidade 2013
Lema: Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)
Introdução
A CF 2013 fala da juventude, pela sua riqueza, potencialidades na tentativa de entendê-los no contexto mediático, de profundas mudanças, fazer-se solidário com ela, especialmente com os que mais sofrem e perceber o seu potencial de transformação. A campanha visa mobilizar a Igreja e os segmentos da sociedade para uma solidariedade com os jovens, dar-lhes espaços, projetos e políticas públicas que os auxiliem a terem uma vida própria e a construção de um projeto solidário, pessoal, sendo uma força de transformação em vista do bem comum, a assumirem um papel decisivo na comunidade eclesial e no seu protagonísmo, na luta por uma sociedade que lhes proporcione vida. Torna-se fundamental evangelizar os jovens, refazer com eles a experiência de Jesus. Trata-se de valorizar os jovens nos conselhos, reuniões de grupo, assembléias, equipes e processo de avaliação e de planejamento.
Objetivo geral da CF-2013
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos
1. propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo em vista do discipulado e da missionariedade;
2. Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade;
3. sensibilizar os jovens para serem agentes de uma sociedade de transformação, na civilização do amor;
A juventude na Igreja, na Família e na Sociedade
O tema da juventude é aprofundado à luz das Sagradas Escrituras, da Tradição e do Magistério da Igreja. O grande desafio é o acompanhamento das mudanças em todas as esferas da vida humana. Os jovens são propensos às mudanças, não sendo passivos porque querem renovar a Igreja e a sociedade. Deus nos mostra a realidade juvenil, auxiliando-nos a descobrir nela o mistério que Ele