como ser eu
É demonstrar a queda livre de uma esfera de aço inox, através do lançamento em movimento uniforme da aceleração e tempo de queda, sob influencia de um campo gravitacional.
INTRODUÇÃO
Em busca de conhecimento e da necessidade de compartilhar coletivamente as experiências praticadas, este experimento constitui-se em liberar uma esfera de metal de alturas pré-estabelecidas e medir o tempo que elas gastam para atingir um ponto base. Encontrando o valor de “g” {aceleração da gravidade}, utilizando duas medidas de alturas diferentes.
Segundo Galileu, que se sabe que um corpo, quando cai de uma distancia próximo da crosta terrestre e desde que seja possível desprezar a resistências do ar, ou seja, desde que o corpo se encontre apenas sujeito a ação do campo gravítico, fica animado de uma aceleração constante, a qual se dá o nome de aceleração gravítica-“g”, O valor de g é uma característica do campo gravítico, variando de ponto para ponto sobre a superfície terrestre. O valor aceite para 45 grau de latitude e ao nível do mar é de g= 9,80665m/s2. (TIPLER, P.A.;MOSCA,2006. 841p.) Através de suportes com montados na bancada, com os dispositivos ligados para gerar um campo eletromagnético para fixação da esfera de aço inox, obtemos a primeira medida fixando a esfera no ponto, preparando os sensores, cronômetros para medir o tempo desejado na queda da esfera como referencia a escala existente no suporte até a base.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material ultilizado
Arranjo para queda livre com sensores ópticos;
Corpo de massa m adequada ao experimento;
Suporte para ajuste e apoio do fio e massa;
Régua ou trena;
Balança;
Cronômetro ou similar
Papel milimetrado e papel log-log.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Verificar a montagem experimental (fig. 1).
Fixe uma altura de queda (grande) afastando, para isso, o suporte de largada da esfera e o prato /