COMO SE ENCONTRA O SUS
Ao ler o texto podemos nortear nosso pensamento para idéia de que nenhuma Política Nacional pode vigorar se não há disposição daqueles que estão na base, chegando aos que coordenam o processo.
O atendimento às pessoas que procuram os serviços do SUS ainda é desumano e precário. O texto nos faz uma pergunta: “ estará equipado? “ . Muitas Unidades Públicas são modelos no Brasil por sua infraestrutura e equipamentos de última geração. No entanto, no que diz respeito ao tratamento e atendimento aos pacientes falta-lhes o principal.
Deparamos-nos chocados com o triste quadro do SUS que tem a missão de acolher a pessoa no seu estado mais frágil, doente. A situação vem se agravando de tal forma que mesmo nos hospitais em que os atendimentos são por planos de saúde e particular, constatamos o mesmo atendimento.
Um serviço dirigido a toda população tem cada vez mais se tornado um serviço restrito aos que aparentam ser “pessoas importantes”, influentes ou que subornam para conseguir maior agilidade em tais serviços.
Diante deste retrato, muitos já não procuram mais o serviço e preferem sofrer suas dores e adiar tratamentos urgentes, evitando o constrangimento das filas quilométricas e do contato com o material humano mal qualificado.
Refletimos com isso que o ser humano é um agente de transformação, no qual toda humanidade espera algo de novo e que muitas vezes só conseguimos nos deparar com um imenso vazio de suas ações, pois falta-lhe a humanização. Esperamos, então, que através do saber, do conhecimento e da prática chegue a experienciar a beleza de realizar tudo com amor e dedicação para o bem comum e de si mesmo.