Sa de Coletiva Diario de Campo OK
Saúde Coletiva I – Análise teórica da prática da visita ao SUS
Equipe:
André Pereira De Lima
Josfran Ferreira
Maria Márcia Marques da Silva Aragão
Timóteo Sousa Lopes
VISITA COM OS ACS:
A UBS (Unidade Básica de Saúde) Tamarindo fica localizada na Rua Anahid Andrade, próximo ao CEO municipal. É uma unidade responsável pela a prestação de serviços na sua área de abrangência, atendendo os usuários que necessitam da assistência prestada pelo o SUS (Sistema Único de Saúde).
Realizamos a visita ao ESF (Estratégia de Saúde da Família) no dia 04 de junho para conhecer um pouco do funcionamento, dos serviços prestados a população e da metodologia utilizada de acordo com os princípios do SUS.
Inicialmente, junto com a ACS (Agente Comunitário de Saúde) Zuíla, que já trabalha há seis anos nesse serviço, visitamos duas casas que se beneficiam das ações do SUS (Sistema Único de Saúde). Antes das visitas ela nos falou que é responsável por uma área com 12 quarteirões e com 667 pessoas (Informação confirmada pelos cartazes no posto de saúde), onde dessas 667 pessoas, trinta e duas são gestantes e três são crianças entre zero e dois anos. As doenças mais comuns nessa área são: hipertensão, diabetes e doenças mentais. Ela também destacou que na sua região, por ser um pouco central e ser composta de pessoas de classe média, ocorre uma grande rejeição dos ACS, por conseguinte das ações do SUS, pois essas pessoas possuem plano de saúde e por esse motivo recusam as ações dos ACS. Ela também destacou que faz seis visitas por turno (manhã e tarde), porém por conta de muitas vezes ter que preencher o cadastro do SUS e por o mesmo ser muito extenso, acaba não realizando as seis visitas. Entretanto, apesar de tudo a ACS disse que não tinha nada a reclamar da Unidade de Saúde, pelo contrário apenas proferiu elogios a mesma.
Visita 1.
Visitamos D. Alba, uma idosa, que possui uma boa saúde, apesar de possuir um sério problema no olho (A forma como os cílios